ALOS

O satélite ALOS (Advanced Land Observing Satellite) foi lançado em 24 de janeiro de 2006 pela Japan Aerospace Exploration Agency – JAXA, no centro espacial de Tanegashima (Japão) e entrou na fase operacional de fornecimento de dados ao público em 24 de outubro de 2006. O programa japonês de observação da Terra consiste de duas séries: a de satélites utilizados principalmente para observação atmosférica e marinha, e a de satélites utilizados principalmente para observação terrestre. O ALOS apresenta avançada tecnologia de observação terrestre, sendo utilizado para cartografia, monitoramento de desastres e levantamento de recursos naturais.

O satélite deriva-se da tecnologia desenvolvida por seus antecessores, os satélites japoneses ADEOS e JERS-1. A ele foi incorporada características necessárias aos satélites modernos de alta resolução: a grande velocidade e capacidade de tratamento dos dados e a precisão avançada na determinação de seu posicionamento espacial, já que possui sistema de controle de órbita e altitude baseados em GPS de dupla freqüência.

O ALOS possui três instrumentos de sensoriamento remoto: o PRISM (Panchromatic Remote-sensing Instrument for Stereo Mapping) capaz de adquirir imagens tridimensionais da superfície terrestre, AVNIR-2 (Advanced Visible and Near Infrared Radiometer type 2) para cobertura  terrestre  precisa e o PALSAR (Phased Array type L-band Synthetic Aperture Radar) capaz de obter imagens diurnas e noturnas sem a interferência de nebulosidade.

ALOS - Especificações técnicas básicas
Informações de lançamentoData: 24/01/2006
ÓrbitaSol-síncrona e circular
Altitude691,65 Km
Duração de orbita98,7 minutos
Inclinação98,16°
Horário de passagem10:30 a.m
Período de revisita46 dias
SensoresPRISM, AVNIR-2 E PALSAR
ALOS – AVNIR ALOS – PALSAR ALOS – PRISM