Satélites ajudam Sefaz a fiscalizar o agronegócio.

03/02/2012 | Autor: | Categoria: GlobalGeo News

O Sistema de Geoprocessamento da coordenação do Agronegócio da Gerência de Arrecadação e Fiscalização (Geaf) foi implantado em 2002 e entre os setores acompanhados pelo serviço estão áreas plantadas de grãos e pecuária em geral.

Segundo a geógrafa Maria Gonçalves Barbalho, da coordenação do Agronegócio da Sefaz, com as imagens disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é possível identificar as áreas plantadas das principais culturas do Estado, a exemplo do arroz, milho, feijão, algodão, soja, cana, bem como fazer o acompanhamento da produtividade para cobrança de ICMS devido pelos produtores.

É um trabalho diário e minucioso, porque que a partir do acesso e posse das imagens enviadas pelo satélite as Delegacias Fiscais regionais vão poder notificar os produtores rurais, nos casos suspeitos de irregularidades no recolhimento de ICMS.

Maria Barbalho informou ainda que cada Delegacia possui um banco de dados referente aos produtores rurais monitorados, em um total de duas mil propriedades, além de 34 usinas de açúcar e álcool. A coordenação do Agronegócio da Secretaria da Sefaz mantém um trabalho de acompanhamento das três safras agrícolas anuais goianas. Ao todo, são 26 cenas (pontos) cobrindo todo o Estado permitindo o acompanhamento das propriedades monitoradas.

Leia mais a respeito AQUI!

Fonte: GEOeasy

Tags: , , , , , , , ,

Veja mais:

« »

Faça um comentário

Você dever estar logado para deixar um comentário. Caso não tenha um login, cadastre-se em nosso site.