Lançado novo visualizador de informações geoespaciais da INDE

13/06/2012 | Autor: | Categoria: GlobalGeo News

 

Foi lançado no dia 4 de junho, no auditório do Ministério do Planejamento, em Brasília, o novo visualizador da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). O lançamento contou com a presença da Secretária Executiva do Ministério do Planejamento (SE/MP), Eva Chiavon, da Secretária de Planejamento e Investimentos do MP, Esther Bemerguy e da Presidenta do IBGE, Wasmália Bivar.

O novo visualizador conta com importantes recursos para acesso a informações geoespaciais do Plano Plurianual (PPA- ver Anexo3), do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)  e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de informações do Censo 2010. As informações são produzidas respectivamente pelos Ministérios do Planejamento, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pelo IBGE. Com a disponibilidade dessas novas informações, ampliam-se os benefícios e as possibilidades da INDE, em aplicações e decisões voltadas ao planejamento de políticas públicas.

Segundo Eva Chiavon,  há uma perspectiva de que, a partir dessas novas informações acessíveis na INDE, o governo aprimore o planejamento e o monitoramento de ações. “A intenção é tornarmos mais efetivas as tomadas de decisões das políticas territoriais. Com esta ferramenta, vamos avançar na elaboração do Orçamento Federal. Com informações mais precisas, mais concretas, é possível tomar decisões mais consistentes, com mais qualidade”, disse a secretária

Desde o lançamento da INDE em 2010, o i3Geo era o principal visualizador da INDE,  a partir de agora os usuários da INDE terão mais uma ferramenta para acesso aos dados. As informações existentes nos visualizadores e no catálogo de metadados estão em processo de compatibilização, atendendo tanto as informações dos atores da INDE que já aderiram à INDE como aqueles que ainda virão.

 

Para mais informações acesse o Portal da INDE

 

Fonte: INDE

Tags: , , , ,

Veja mais:

« »

Faça um comentário

Você dever estar logado para deixar um comentário. Caso não tenha um login, cadastre-se em nosso site.