GlobalGeo fornece imagens de satélite para apoio ao estudo de traçado do TAV RJ-SP

14/02/2011 | Autor: | Categoria: GlobalGeo News

O uso de imagens de satélite vem ampliando as possibilidades de análise para a concepção de diversos tipos de empreendimentos. A definição de traçados, tais como de linhas de transmissão, rodovias, dutos e ferrovias, dentre outros projetos lineares, têm demandado uma gama de estudos e análises nos aspectos geoambientais e socioeconômicos. A GlobalGeo Geotecnologias vem apoiando diversos empreendedores na fase de projeto e de viabilidade fornecendo imagens de alta ou média resoluções. Neste contexto, a empresa forneceu imagens dos satélites ALOS (sensor PRISM) e WorldView-1 para apoio ao estudo do melhor traçado do futuro Trem de Alta Velocidade, que ligará o aeroporto de Viracopos, em Campinas à cidade do Rio de Janeiro, passando pela capital paulista.

Todas as imagens utilizadas no projeto são datadas de 2010. Essas imagens são caracterizadas por possuírem excelente acurácia. A precisão na localização de elementos da paisagem é fundamental para uma análise mais próxima da realidade, criando condições para um melhor estudo do traçado da ferrovia. A densidade da vegetação, localidades e comunidades rurais, áreas de preservação permanente, centros urbanos consolidados, hidrografia, vias de acesso, dentre outros, são alguns dos elementos visíveis nestas imagens e são a base para a definição de diretrizes e viabilização do traçado do futuro trem de alta velocidade.

Portanto, a interpretação adequada e otimizada dos aspectos visuais dos sensores supracitados apoiará a concepção do projeto que enriquecerá a infraestrutura de transporte da região sudeste, solucionando gargalos da atual aviação civil e do transporte rodoviário, visando futuros eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Leia mais sobre imagens de satélite de alta e média resolução.

Tags: , , , , , ,

Veja mais:

« »

Faça um comentário

Você dever estar logado para deixar um comentário. Caso não tenha um login, cadastre-se em nosso site.