Economia verde pode gerar até 60 milhões de novos empregos no mundo

01/06/2012 | Autor: | Categoria: GlobalGeo News

 

Com a “ecologização” e a transição para uma economia mais sustentável, muitos cargos de trabalho serão criados, segundo relatório divulgado nessa quarta-feira, 30, pela Iniciativa Empregos Verdes, da Organização Internacional de Trabalho (OIT) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Entre 15 e 60 milhões de vagas de emprego surgirão no mundo, oferecendo a oportunidade de tirar dezenas de milhões de trabalhadores da pobreza.

Um dos setores que mais sentirá essa mudança positiva será o de energia, com a chegada de novas matrizes energéticas, como a geração de energia eólica e solar. O setor emprega cerca de cinco milhões de trabalhadores, mais do que o dobro do número de empregos gerados entre 2006 e 2010. Mas outros setores como agricultura, silvicultura, pesca, indústria manufatureira, reciclagem, construção e transporte também irão gerar novos postos de trabalho. O estudo cita como exemplo a formalização e organização de entre 15 e 20 milhões de catadores informais na Colômbia, no Brasil e em outros países.

A área de eficiência energética, particularmente a indústria da construção, também tem criado novos postos de trabalho. Nos Estados Unidos, três milhões de pessoas trabalham em cargos relacionados a produtos e serviços ambientais e, na Espanha, existe mais de meio milhão de empregos nesse setor. “A próxima Conferência Rio +20 das Nações Unidas será um momento decisivo para garantir que o trabalho decente e a inclusão social sejam partes integrantes de qualquer estratégia de desenvolvimento futuro”, explica Juan Somavia, diretor geral da OIT.

 

Fonte: Eólicas Trairi

Tags: , , ,

Veja mais:

« »

Faça um comentário

Você dever estar logado para deixar um comentário. Caso não tenha um login, cadastre-se em nosso site.